Um dia no Villa

Mais um dia começa no Villa dei Fiori. Pela manhã nossos idosos chegam em diversos horários, uns trazidos pelos seus filhos amados e outros por nossos queridos motoristas, que com muito carinho buscam nossos hóspedes em suas residências.

O café da manhã está pronto: cada um ao seu tempo se senta para compartilhar à mesa. Uns gostam de pãozinho em rodelas, outros em metades, outros não gostam de pão. Aqui fazemos todas as vontades… mimamos de verdade.

Pela manhã convidamos nossos idosos para as atividades respeitando as individualidades físicas e cognitivas incentivando, estimulando e não obrigando. É claro que é uma festa e todos se juntam no salão principal. La tem dança, exercício físico, artesanato, música e principalmente diversão.

Temos a turma do dominó. Eles competem e formam estratégias inacreditáveis para vencer os cuidadores. A turma das “meninas” que conversam sem parar, a turma da horta e da pintura, a turma do cochilo… O telefone toca. É um filho querendo conversar com sua mãe… saber como ela está… E o cheiro bom da cozinha começa a se espalhar pelo ar… todos querem saber o cardápio do dia.

Nossas cozinheiras são especiais: uma delas, aos 65 anos, a Vó Gabriella, traz o tempero original da Itália com ervas colhidas da horta, azeite extra virgem e o toque da mamma que só ela sabe dar. Nosso cardápio, variado e rico em nutrientes, estimula o apetite de todos. À mesa todos se servem à vontade e compartilham ótimos momentos.

Depois do almoço é a hora do cochilo. Alguns já têm a sua poltrona favorita. Quem preferir assiste um pouco de TV ou volta para o dominó.

A tarde, mais atividades são propostas. Alguns navegam na internet, outros lêem, pintam, e quando chega a fisioterapeuta, todos querem participar das atividades em grupo. Chega a hora do banho, da barba, da manicure, das massagens, do chá… Também natural da horta. Tem aniversário na casa, vamos cantar parabéns e comemorar mais um lindo ano de vida. Festejamos tudo.

O jantar se aproxima: uma deliciosa sopa com pãozinho e sobremesa terminam as cinco refeições do dia. Bem alimentados, cheirosíssimos, cada um com seu perfume de preferência, vai terminando o dia… Alguns já estão indo embora e se despedem dos amigos… outros ainda ficam um pouquinho esperando seus amados filhos chegarem do trabalho.

De volta ao lar, a família pode compartilhar de bons momentos com seus amados. E mais um dia termina.

Casas de Repouso